25 de novembro de 2012

Energia


            Hoje, sobreviver em meio à natureza sem energia seria praticamente insuportável. É ela quem nos possibilita assistir televisão, tomar banho no chuveiro, ter luz na cidade e também a termos um ambiente refrescado nos dias quentes, através do ventilador ou ar condicionado.
            Possuímos entre tantas energias, as renováveis e as não renováveis. Significa dizer que uma energia é renovável quando ela é oferecida constantemente pela natureza, como o sol, os ventos, os rios e os mares. Aquelas chamadas de não renováveis, correm o risco de se esgotar, por serem utilizados em velocidade maior do que o tempo necessário para a sua formação. É o caso dos combustíveis fósseis (como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural) e dos combustíveis radioativos (como o urânio, o tório e o plutônio).
            Energia limpa é aquela que não liberam resíduos ou gases poluentes durante o seu processo de produção. A energia solar –retirada do sol- e a eólica –retirada dos ventos- são exemplos de energia limpa, levando em conta que ambas não liberam nenhum tipo de gás que contribui para o aquecimento global.
            Durante a realização do trabalho, pude perceber que as energias mais benéficas são aquelas renováveis e limpas. Como a eólica, retirada dos ventos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
            Os comentários foram feitos nos blogs das alunas:
            Haylla Stiebe – hayllastiebe.blospot.com
            Giulia Mazzini – giuliamazzini.blogspot.com

11 de novembro de 2012

As células-tronco


As células-tronco são células não especializadas que são definidas por auto-renovação e potencial de diferenciação.
Auto-renovação: capacidade de proliferação, gerando células idênticas à original.
Potencial de diferenciação: capacidade de gerar células especializadas. Estas são divididas em três níveis diferentes:
- Células-tronco totipotentes são o único tipo capaz de originar um organismo completo, pois pode gerar todos os tipos de células e tecidos do corpo. Como o zigoto.
- Células-tronco pluripotentes não podem originar um indivíduo como um todo, pois não conseguem gerar tecidos extra-embrionários. São chamadas de células-tronco de pluripotência induzida, aquelas que foram desenvolvidas para reprogramar geneticamente células adultas diferenciadas.
- Células-tronco multipotentes têm a capacidade de gerar um número limitado de células especializadas. Responsáveis por renovação celular que ocorre em nossos órgãos; como a medula óssea.
            As células-tronco são úteis no combate às doenças cardiovasculares, mal de Parkinson, diabetes juvenil, lesões na medula... Se mostrando muito importante na vida de cada um de nós.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os comentários foram feitos nos blogs de:
            Amanda Leite- http://amandacleitee.blogspot.com.br
            Giulia Mazzini- http://giuliamazzini.blogspot.com.br
            Isis Gonzaga- http://isisgonzaga.blogspot.com.br



21 de agosto de 2012

LHC e Bóston de Higgs


O que é o LHC?

            O nome que do inglês  "Large Hadron Collider" - significa "Grande Colisor de Hádrons"- é o maior experimento científico já feito. LHC é basicamente um acelerador de prótons que se situa na Suíça. 

Qual o objetivo geral da construção do Large Hadron Collider (LHC)?

         Tem como objetivo o conhecimento das condições do universo logo após o Big Bang, para assim, poder aclarar a origem de partículas e elementos ainda não explicados.


  O que é o Bóson de Higgs e qual sua importância para a Física?

         Bóston de Higgs é uma das partículas elementares detectada pelo LHC, que se originou após o Big Bang. Sendo prevista pelo Modelo Padrão seria possível ilustrar acontecimentos que ocorrem constantemente no universo. Após o descobrimento dessa partícula, seria possível obter respostas para acontecimentos físicos jamais esclarecidos.  


Por que o Bóson de Higgs é chamado de "partícula de Deus"?

         A partícula possui relação com Deus, pois ela é a criadora do universo que conhecemos hoje. Essa se decompõe rapidamente, sendo dificilmente encontrada.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                   Os comentários foram feitos nos blogs das alunas:












28 de junho de 2012

Pegada Ecológica


         
      Sustentabilidade é o termo usado para definir as ações humanas que visam suprir suas necessidades atuais sem comprometer as próximas gerações. Ligada diretamente com o desenvolvimento econômico, utiliza de maneira correta os recursos naturais oferecidos pelo nosso planeta, mantendo um patamar de vida considerável para toda a humanidade.

O homem, na maioria das vezes, não está consciente dos atos realizados cotidianamente que refletirão no planeta Terra daqui a alguns anos. Digo isso, pois, nem mesmo eu penso nos gastos que realizo semanalmente e como eu posso reduzi-los para gerar um planeta mais sustentável e com menos poluição. 
Foi realizado o questionário de acordo com meus hábitos diários e obtive como resultado final que, se todos vivessem como eu, seria necessário uma regeneração de 1 planeta por ano e uma média de 1.8 hectares globais, o que significa que estou na exata média planetária ( 1.8 hectares globais por pessoa ) de acordo com a biocapacidade mundial.

ü  Área de energia – 7,3% ( área de florestas reservadas para absorver suas emissões de carbono )
ü  Área cultivada – 30% ( área necessária para o cultivo de frutas, grãos e verduras, incluindo pastos e alimentos para criação de animais )
ü  Área de pastagem – 32,2% ( área de prados necessária para o manejo sustentável de rebanhos )
ü  Área de florestas – 23,2% ( área verde necessária para produzir a madeira consumida )
ü  Área construída – 4,4% ( área coberta pela infra-estrutura humana )
ü  Área de pesqueiro – 1,8% ( área aquática necessária para produzir o peixe consumido )


Ao contrário do que deveria ser, o nosso planeta está se desenvolvendo mais negativamente ao invés de reduzir o gasto de energia, água e lixo. É difícil mudar a rotina do dia-a-dia para fazer sozinho 0,1% de diferença para o nosso planeta. A população tem que ter mais força de vontade e acreditar que unidos podemos transformar o rumo da Terra, para um lugar mais limpo e econômico.
Se pelo menos metade da população que vive no planeta Terra respondesse essas questões diárias, abriria os olhos de muitos para a realidade; a realidade dos gastos, da poluição, da porcentagem da mortalidade diária, etc., assim como me comoveu e fez com que eu queria mudar para proporcionar um lugar harmônico para as próximas gerações.

           

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Os comentários foram feitos nos blogs das alunas:


  Ø  Isis Gonzaga: http://isisgonzaga.blogspot.com.br/
  Ø  Mariana Matias: http://marianacmatias.blogspot.com.br/
  Ø  Amanda Leite: http://amandacleitee.blogspot.com.br/








16 de junho de 2012

A Física



A palavra Física é vinda do grego e significa natureza. O seu estudo busca entender e descrever os fenômenos que ocorrem na natureza. Devido a diversidade desses fenômenos, dividiu-se para melhor compreensão do que acontece em nossa volta.

Dividida em:

  • Mecânica: responsável por estudar os movimentos, tal como a rotação do nosso planeta.
  • Termologia: analisa os fenômenos térmicos
  • Óptica: estudo das luzes e suas propriedades, como por exemplo, a visão.
  • Ondulatória: analisa as ondas e suas propriedades (transmissão de via satélite).
  • Eletromagnetismo: analisa as propriedades elétricas e magnéticas, como as descargas elétricas e cartões magnéticos.

            Na maioria das vezes, não percebemos o quão a Física está presente nas atividades humanas. Como andar de carro, fazer gelo, comprar roupas e pagar com o cartão de crédito ou até esquentar comida no micro-ondas. Essas atividades estão presentes no nosso dia-a-dia e assim, vemos a importância desse fenômeno para o mundo.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os comentários foram feitos nos blogs das alunas:



28 de maio de 2012

Ilhas Malvinas - Documentário

     1.    ¿Cuándo Argentina declara guerra a Inglaterra?
 A argentina declarou guerra à Inglaterra no dia 2 de Abril de 1982.


     2.    ¿Cuál es el término que cedió Las Malvinas por España?
A independência da Argentina da Coroa Espanhola.


     3.    ¿Quién fueron los primeros seres humanos nacidos en la Isla? ¿Ingleses? ¿Argentinos?  ¿Españoles?
Os Argentinos foram os primeiros seres humanos nascidos na Ilha.


     4.    ¿En qué año el Reino Unido reconoce la independencia Argentina?
O Reino Unido reconhece a Independência da Argentina no ano de 1825.


     5.    ¿Que gobernador Argentino impulsó el negocio entre  las islas?
O governador responsável pelos negócios entre as Ilhas foi o Luis Vernet, quarto governador Argentino.


     6.    ¿En 1830 qué país llegó a la isla dando señales amigables? ¿y qué ha hecho este país delante de la confianza del pueblo argentino?
A França chegou às ilhas demonstrando sinais amigáveis. Após os Argentinos terem mostrado confiança e os deixarem entrar, os Franceses atacaram de surpresa, destruindo a Ilha. A partir daí o Reino Unido pôde invadir as Ilhas e tomar posse.

13 de abril de 2012

O homem na sociedade


A sociedade é capaz de formar ações em grupo, criar uma visão de comunidade e de caracterizar as pessoas que nela habitam.


            Os seres humanos, ainda quando pequenos, não possuem o conhecimento de como conviver em meio a uma sociedade que julga e que expõe sua expressão crítica todo o tempo. Porém, recebem o preparo dos pais para que possam estar aptos frente a essa coletividade, e que possam se destacar em meio a ela, sendo dignos de uma liberdade ampla e de longo prazo. Eles vão aprendendo a se impor de acordo com a convivência perante a sociedade; sendo como ela, agindo como ela e usando vestimentas pela qual se caracterizam em diferentes grupos.


            A nossa liberdade é, de certa forma, limitada pelas leis que o estado impõe sobre nós desde as antigas gerações. O homem tem liberdade até o ponto onde possui a oportunidade de escolher entre diversos candidatos, através de votações para eleger governadores, senadores ou presidente, para aplicar leis sobre determinada região. Porém, o homem perde a sua liberdade a partir do momento em que o candidato é eleito e exerce sua lei sobre a sociedade, e não pode interferir nela, ou seja, deve aceitar a lei (e segui-la) concordando ou não com a mesma.  


            Foi-se o tempo em que o ambiente moldava o homem para que ele pudesse sobreviver nesse espaço. Agora, é exatamente o contrário, o homem passou a modificar o meio em que vive para suprir as suas necessidades vitais. Nos dias atuais, o homem tenta constantemente mudar a forma do sistema, porém, nem sempre consegue resultados positivos, da mesma forma, nunca deixa de tentar. Esse processo se estende até a atualidade, onde vemos pelos jornais de televisão e ouvimos nas rádios, campanhas e protestos da comunidade para que esse sistema mude sua forma de organização.

                       ----------------------------------------------------------------------------------------------

       Os comentários foram feitos nos blogs das alunas:

      Ø  Mariana Matias: http://marianacmatias.blogspot.com.br/
      Ø  Isis Gonzaga: http://isisgonzaga.blogspot.com.br/

25 de março de 2012

Biologia e suas áreas



O que é Biologia?

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas manifestações vitais. 
O termo Biologia vem do grego e significa: bios=vida; logos=estudo, ou seja, estudo da vida.

Áreas de estudo da Biologia:
A Biologia é subdividida em áreas de estudo para melhor compreensão. Abaixo estão listadas cinco de suas subdivisões com explicações e exemplos cotidianos de suas aparições.

·         Genética:
Estuda as transferências das informações - características físicas e biológicas - contidas nos genes, os quais são compartilhados de geração em geração.
O grande colaborador desta área foi o monge Gregor Mendel, com os seus experimentos com ervilhas.
No nosso cotidiano, a genética é responsável pela montagem de heredogramas, os quais permitem identificar a origem de determinada doença. Por exemplo, o daltonismo é uma anomalia hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, e então, a porcentagem de homens afetados é maior que a de mulheres.


·         Embriologia:
Responsável pelo estudo do desenvolvimento do embrião, a partir de uma única célula até o seu nascimento.
A Embriologia se faz muito presente na vida das gestantes, pois, a cada semana visualizam o feto que geram e acompanham seu desenvolvimento e saúde. Isso só é possível porque a Embriologia possui estudos que mostram os estágios de crescimento e formação do embrião a cada semana de gestação.



·         Anatomia:
Estuda as estruturas do corpo humano, descrevendo-as e mostrando suas funções e localizações no corpo.
A Anatomia é de extrema importância para os profissionais da área da saúde, pois eles precisam ter conhecimento para realizar uma cirurgia, administrar um medicamento, realizar fisioterapia ou até mesmo para fazer um curativo.



·         Microbiologia:
Estuda os organismos que podem ser apenas visualizados com a ajuda de um microscópio. Sendo assim, a Microbiologia envolve o os organismos Procarióticos – bactérias, archaeas -, Eucarióticos – algas, protozoários, fungos – e também dos seres Acelulares – vírus -.
Bactérias, fungos, protozoários e outros micro-organismos estão ligados a nós todo o instante, causando doenças, as quais são estudadas pela Microbiologia. Pesquisadores desta área estão constantemente tentando descobrir os processos de mutação de vírus e de outros tipos de micro-organismos, para que a medicina possa realizar com confiança e eficácia a prevenção. Isso foi feito recentemente, quando surgiu o surto de gripe suína, causada por um vírus mutado, o H1N1, e graças aos estudos microbiológicos hoje temos a vacina para prevenir essa enfermidade.


·         Evolução:
É um processo no qual ocorrem mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, originando novas espécies.
É comum ouvirmos as pessoas se perguntar por que temos e para que serve o apêndice – “O apêndice só serve para inflamar e termos que fazer cirurgia.” - ou então, o dente siso – “Só serve para ser extraído e causar dor nos dentes.” -. Essas são exemplo de pessoas com o pensamento Lamarquista, que acreditam na lei do uso e desuso.


Com esse trabalho, pude perceber o quão vasta é a Biologia. O seu estudo é fundamental, pois sem ele não conheceríamos a origem da vida, pessoas padeceriam sem saber a causa de sua moléstia, os seres humanos se reproduziriam sem ao menos saber o que se passa dentro de seus corpos, entre outros tantos fantásticos acontecimentos diários já desvendados pela maravilhosa Biologia.

----------------------------------------------------------------------
Os comentários foram feitos nos blogs das alunas:
       Ø  Isis Gonzaga: http://isisgonzaga.blogspot.com.br/
       Ø  Mariana Matias: http://marianacmatias.blogspot.com.br/
       Ø  Amanda Leite: http://amandacleitee.blogspot.com.br/