25 de novembro de 2012

Energia


            Hoje, sobreviver em meio à natureza sem energia seria praticamente insuportável. É ela quem nos possibilita assistir televisão, tomar banho no chuveiro, ter luz na cidade e também a termos um ambiente refrescado nos dias quentes, através do ventilador ou ar condicionado.
            Possuímos entre tantas energias, as renováveis e as não renováveis. Significa dizer que uma energia é renovável quando ela é oferecida constantemente pela natureza, como o sol, os ventos, os rios e os mares. Aquelas chamadas de não renováveis, correm o risco de se esgotar, por serem utilizados em velocidade maior do que o tempo necessário para a sua formação. É o caso dos combustíveis fósseis (como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural) e dos combustíveis radioativos (como o urânio, o tório e o plutônio).
            Energia limpa é aquela que não liberam resíduos ou gases poluentes durante o seu processo de produção. A energia solar –retirada do sol- e a eólica –retirada dos ventos- são exemplos de energia limpa, levando em conta que ambas não liberam nenhum tipo de gás que contribui para o aquecimento global.
            Durante a realização do trabalho, pude perceber que as energias mais benéficas são aquelas renováveis e limpas. Como a eólica, retirada dos ventos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
            Os comentários foram feitos nos blogs das alunas:
            Haylla Stiebe – hayllastiebe.blospot.com
            Giulia Mazzini – giuliamazzini.blogspot.com

11 de novembro de 2012

As células-tronco


As células-tronco são células não especializadas que são definidas por auto-renovação e potencial de diferenciação.
Auto-renovação: capacidade de proliferação, gerando células idênticas à original.
Potencial de diferenciação: capacidade de gerar células especializadas. Estas são divididas em três níveis diferentes:
- Células-tronco totipotentes são o único tipo capaz de originar um organismo completo, pois pode gerar todos os tipos de células e tecidos do corpo. Como o zigoto.
- Células-tronco pluripotentes não podem originar um indivíduo como um todo, pois não conseguem gerar tecidos extra-embrionários. São chamadas de células-tronco de pluripotência induzida, aquelas que foram desenvolvidas para reprogramar geneticamente células adultas diferenciadas.
- Células-tronco multipotentes têm a capacidade de gerar um número limitado de células especializadas. Responsáveis por renovação celular que ocorre em nossos órgãos; como a medula óssea.
            As células-tronco são úteis no combate às doenças cardiovasculares, mal de Parkinson, diabetes juvenil, lesões na medula... Se mostrando muito importante na vida de cada um de nós.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os comentários foram feitos nos blogs de:
            Amanda Leite- http://amandacleitee.blogspot.com.br
            Giulia Mazzini- http://giuliamazzini.blogspot.com.br
            Isis Gonzaga- http://isisgonzaga.blogspot.com.br