13 de abril de 2012

O homem na sociedade


A sociedade é capaz de formar ações em grupo, criar uma visão de comunidade e de caracterizar as pessoas que nela habitam.


            Os seres humanos, ainda quando pequenos, não possuem o conhecimento de como conviver em meio a uma sociedade que julga e que expõe sua expressão crítica todo o tempo. Porém, recebem o preparo dos pais para que possam estar aptos frente a essa coletividade, e que possam se destacar em meio a ela, sendo dignos de uma liberdade ampla e de longo prazo. Eles vão aprendendo a se impor de acordo com a convivência perante a sociedade; sendo como ela, agindo como ela e usando vestimentas pela qual se caracterizam em diferentes grupos.


            A nossa liberdade é, de certa forma, limitada pelas leis que o estado impõe sobre nós desde as antigas gerações. O homem tem liberdade até o ponto onde possui a oportunidade de escolher entre diversos candidatos, através de votações para eleger governadores, senadores ou presidente, para aplicar leis sobre determinada região. Porém, o homem perde a sua liberdade a partir do momento em que o candidato é eleito e exerce sua lei sobre a sociedade, e não pode interferir nela, ou seja, deve aceitar a lei (e segui-la) concordando ou não com a mesma.  


            Foi-se o tempo em que o ambiente moldava o homem para que ele pudesse sobreviver nesse espaço. Agora, é exatamente o contrário, o homem passou a modificar o meio em que vive para suprir as suas necessidades vitais. Nos dias atuais, o homem tenta constantemente mudar a forma do sistema, porém, nem sempre consegue resultados positivos, da mesma forma, nunca deixa de tentar. Esse processo se estende até a atualidade, onde vemos pelos jornais de televisão e ouvimos nas rádios, campanhas e protestos da comunidade para que esse sistema mude sua forma de organização.

                       ----------------------------------------------------------------------------------------------

       Os comentários foram feitos nos blogs das alunas:

      Ø  Mariana Matias: http://marianacmatias.blogspot.com.br/
      Ø  Isis Gonzaga: http://isisgonzaga.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Letícia,
    gostei muito do teu texto, acho que você o desenvolveu muito bem, de forma muito clara e objetiva. Concordo plenamente contigo onde tu citas "A nossa liberdade é, de certa forma, limitada pelas leis que o estado impõe sobre nós desde as antigas gerações". Pois de certa forma nós temos uma liberdade ilimitada dentro do sistema e ao mesmo tempo não podemos sair dele, limitando-a. Parabéns.

    ResponderExcluir